04/12/2009
Câmara Itinerante: População da Estrela deu exemplo de cidadania

Distrito recebeu a 3ª reunião do programa, na última segunda-feira, com a presença de todos os vereadores

Um verdadeiro exemplo de cidadania. Assim pode ser definida a 3º reunião do Programa Câmara Itinerante, realizada na última segunda-feira, dia 30 de novembro, no Distrito de Santa Cruz da Estrela.

Os nove vereadores que compõem o Legislativo Municipal estiveram presentes na EMEF “João Baptista da Rocha Correa” em um encontro inédito com aproximadamente cem moradores do distrito e da Zona Rural.

O programa Câmara Itinerante foi criado para promover o debate entre população e vereadores sobre seus principais problemas e necessidades. O que aconteceu em sua plenitude.

A reunião durou cerca de duas horas e na abertura o Presidente do Legislativo, vereador Marcelo Simão (PPS), falou da atuação da Câmara em favor da Estrela, citando que o Distrito foi lembrado em todas as sessões ordinárias de 2009. Ele também levou duas boas notícias aos presentes: a abertura da licitação para construção do velório municipal e o início do funcionamento do transporte coletivo pela prefeitura, em três horários diários. Marcelo frisou que ambas são conquistas da Câmara.

Na sequência, os vereadores Paulinho Missiatto (PPS), Norma Jamus Villela, Riva Belelê (ambos do PTB), João Roberto Alves dos Santos Junior (PSDB). Luis Roberto Daldegan Broglio, Paulo Henrique de Melo e Heraldo Luciano (os três do PMDB), tiveram a oportunidade de saudar os presentes e falar da importância do momento.

Após a leitura do Decreto Legislativo que criou o programa Câmara Itinerante e da divisão dos setores que receberam ou ainda receberão as reuniões, muitos moradores tiveram a oportunidade de se manifestar.

Saúde, educação, infraestrutura, água e esgoto, lixo e segurança foram alguns dos temas abordados.

Na área de saúde, as principais reivindicações foram: volta de atendimento de ginecologista, reabertura da farmácia municipal, profissional de enfermagem no período noturno, a presença de uma ambulância no local e reforma do posto médico.

Para a educação, os moradores questionaram a merenda, pediram mudanças no funcionamento da escola e mais funcionários para a creche local.

Os presentes solicitaram manutenção mais freqüente das estradas, providências para falta d’água e problemas com esgoto a céu aberto, cobertura em ponto de ônibus, torre de celular, serviço de internet via rádio, atividades para terceira idade, um espaço cultural, presença da polícia especialmente nos finais de semana, entre outros.

Um documento com todas as reivindicações será elaborado e entregue ao Executivo para providências. Em seguida, os vereadores devem voltar ao Distrito levando as respostas aos moradores.

No final da reunião, os resumos de todas as indicações e requerimentos apresentados pela Câmara, neste ano, foram lidos pelos vereadores que também tiveram a oportunidade de fazer suas considerações finais e agradecer aos presentes. “A população da Estrela deu um show de democracia”, definiu o presidente Marcelo Simão.