02/07/2010
Santa Rita esteve representada em fórum regional sobre segurança pública

Evento, promovido pelo Parlamento Regional Vale do Mogi, contou com a presença do ex-secretário de Segurança de Campinas

Santa Rita do Passa Quatro esteve representada no Fórum Sobre Segurança Pública, que reuniu lideranças regionais na Câmara Municipal de Descalvado na noite de quinta-feira (24/6).

O evento foi promovido pelo Parlamento Regional do Vale do Mogi Guaçu, constituído pelos Legislativos de Santa Rita, Descalvado, Porto Ferreira, Santa Cruz das Palmeiras, e Tambaú.

O destaque da noite foi ex-Secretário de Segurança de Campinas, Dr. Carlos Henrique Pinto, que falou aos presentes acerca do Projeto “Tolerância Zero”, implantado naquele Município, com larga repercussão.

Dr. Carlos Henrique é advogado especializado nas áreas de Direito Civil, Empresarial, Tributário e Eleitoral. É também professor universitário de Direito Administrativo. Foi Secretário em Campinas de 2005 a 2010 e responsável pela implantação do projeto em pauta no evento.

O “Tolerância Zero” é considerado um programa pioneiro, com atuações nas áreas de segurança pública, uso irregular do solo, perturbação do sossego público, edificações abandonadas ou ocupadas irregularmente, direitos urbanos, moradores de rua e resgate do sentimento público e da cidadania.

A partir dele, bares e outros estabelecimentos comerciais estão sendo fiscalizados, autuados e, em alguns casos, até lacrados se prejudicarem a saúde ou não respeitarem a população.

Outro exemplo refere-se a pessoas em situação de vulnerabilidade: a operação Bom Dia Morador de Rua, acolhe pessoas que vivem nas ruas, consumidores de álcool e drogas, com atendimento e encaminhamento especializados, resgatando a autoestima do cidadão de bem identificando os infratores.

O objetivo do evento foi de que os representantes dos poderes de cada uma das cidades da região travassem contato com estas idéias e avaliassem o que pode ser aproveitado e adequado à realidade de seus municípios.

Além de Marcelo Simão, os Presidentes das Câmaras Luiz Carlos Viana (Descalvado), , Luís Antonio de Moraes (Porto Ferreira), Edilson Voltarelli (Santa Cruz das Palmeiras), e Alberto Ferreira de Lima (Tambaú), integrantes do Parlamento Regional, tiveram participação no evento.

O Prefeito de Descalvado, Luís Antonio Panone (PPS), o Presidente do Conseg, Dr. Gismar Manoel Mendes, representantes de entidades locais, bem como, Guardas Civis de toda a região e policiais militares também participaram das discussões.
(com informações da Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Descalvado)