29/05/2009
ENTREVISTA - Presidente da Câmara avalia os cinco primeiros meses de Legislatura

Os vereadores que compõem a Câmara Municipal de Santa Rita do Passa Quatro estão completando cinco meses de legislatura. Em entrevista com o Presidente da Casa, vereador Marcelo Simão (PPS), procuramos levantar informações sobre a atuação do Legislativo Municipal neste período. Assuntos como as mudanças promovidas e o volume de trabalho são abordados pela Mesa Diretora da Câmara.

Pergunta – O que mudou na estrutura da Câmara desde sua posse?
Marcelo Simão - Primeiramente, quero aproveitar a oportunidade para agradecer de público os votos de confiança recebidos. Nosso compromisso consiste em dedicação plena, através de muito trabalho, sem esquecer em nenhum momento da transparência, ferramenta necessária para administrarmos com a maior honestidade e ética possível.
Fizemos alterações no tempo de entrada de requerimentos e indicações, prolongando ao máximo para facilitar a propositura do vereador, bem como eliminamos o limite máximo de propostas para cada vereador, que era de três matérias por sessão, pois entendemos que não devemos limitar o Poder Legislativo em suas reivindicações ou propostas de Leis.

Pergunta - Quem são seus assessores e quais suas funções nesta nova estrutura?
Marcelo Simão – Posso afirmar com segurança que o trabalho do Legislativo é um trabalho de equipe e que, além da Presidência, os demais vereadores contam com a colaboração de todos os funcionários da Câmara, que prestam uma assessoria importantíssima. A começar pelos funcionários de carreira, cujos nomes faço questão de relacionar: Sra. Liliane Ranier – Assessora de Gabinete; Sra. Vera Lúcia Módulo – Diretora do Departamento Legislativo; Sra. Silvia Aparecida Brito de Castro – Sub-Diretora de Departamento; e Sra. Régia Maria Alves Fernandes Ribeiro – Chefe do Serviço Legislativo. Além desses: a Sra. Maria Rita de Cássia Ferreira Mondin de Oliveira, como Diretora Geral; a Dra. Flávia Jordani Barbosa Borgo, na função de Procuradora Jurídica; e o Sr. Cléber José Octaviano, como Assessor de Imprensa.

Pergunta – Em sua opinião, a Câmara atual tem uma atuação diferenciada em relação às outras legislaturas?O que mudou?
Marcelo Simão – Acredito que cada legislatura tem sua personalidade. Esta marca impressa em nossa administração caracteriza-se pela transparência de todos os atos da Câmara Municipal, através de ampla e constante atualização do site na internet (www.camarasantarita.sp.gov.br), onde encontramos todos os trabalhos dos vereadores bem como as respostas do Executivo, site este que tem sido copiado por outras cidades. Neste mandato não nos furtaremos a realizar trabalhos que sempre foram esquecidos ou desconhecidos, imprimindo uma ampla participação de Poder Legislativo na vida das pessoas e instituições. Como exemplo, cito o contrato que estamos ajudando a elaborar junto à Santa Casa e Prefeitura Municipal, para firmar convênio entre ambas, o que nunca existiu. Também estamos trabalhando na redução do ISS, convênio com o SENAI, entre outras ações, como a Frente Parlamentar Regional que tratará dos problemas comuns das cidades da região. O que posso afirmar é que estamos trabalhando com muita dedicação e com total transparência, pois entendemos que temos este compromisso para com a população que nos elegeu como seus legítimos representantes.

Pergunta – Notoriamente o Legislativo tem se mostrado atuante em várias frentes, quais os trabalhos em andamento e que o senhor espera como resultados?
Marcelo Simão – Outros trabalhos merecem destaque, como as visitas às obras que começamos a realizar, fiscalizando a execução das mesmas, um dos principais papéis de atuação do vereador. Não podemos deixar de citar o trabalho da Câmara Itinerante que realizaremos o mais rápido possível, que será a visita conjunta de todos os vereadores em bairros previamente sorteados para fazermos um levantamento de suas principais necessidades e cobrança de soluções.

Pergunta – Os vereadores têm apresentado um grande volume de proposituras. Como o senhor acredita que estas indicações podem ajudar a Administração Municipal e, consequentemente, a população?
Marcelo Simão – Nos quatro primeiros meses do ano, o número de indicações chegou a quase 130 e a 30 o número de requerimentos, o que já é mais do que todo o ano passado. Todas as indicações apresentadas são reivindicações de munícipes e acreditamos que a Administração deve entender que, à medida que se organizar no sentido de criar mecanismos e serviços para o atendimento das mesmas, estará solucionando problemas e garantindo a melhoria da qualidade de vida de nossa população. Outro fator que entendemos ser novidade é que no mês de junho faremos um balanço das respostas do Executivo Municipal, e voltaremos a cobrar as solicitações não atendidas o que demandará mais empenho dos setores envolvidos para obtermos os benefícios para a nossa população. Para terminar não posso deixar de citar o empenho de quase todos os vereadores nessas questões fundamentais, nem tampouco deixar de valorizar os trabalhos dos funcionários da Câmara Municipal, que tem sido intenso e de excelente qualidade.

Pergunta – Sua Mensagem final...
Marcelo Simão – Quero reafirmar que o Poder Legislativo jamais deixará de cumprir com suas obrigações, respeitando as Leis e o Regimento Interno, dando tranqüilidade à população que seus direitos serão sempre respeitados e nossas obrigações realizadas. Muito obrigado.