05/06/2009
Presidente da Câmara recebe idealizador do “Projeto Terra Paulista – A Mogiana”

Iniciativa visa programas em busca de recursos estaduais e federais para investimento na região, entre outras oportunidades

O presidente da Câmara Municipal de Santa Rita do Passa Quatro, vereador Marcelo Simão (PPS) recebeu, na semana passada, o presidente do Projeto Terras do Sol, Adolfo Schmukler. Acompanhado do também presidente do Legislativo de Porto Ferreira, Luiz Antonio de Moraes, o “Maguila”, Schmukler também visitou os municípios Casa Branca, Tambaú, Santa Cruz das Palmeiras, Porto Ferreira, Descalvado, Pirassununga e São Simão, onde encontrou-se com prefeitos e vereadores.

O motivo das visitas foi apresentar o Projeto “Terra Paulista - A Mogiana”, que visa trabalhos cooperados entre os municípios para melhorias sócio-ambientais, geração de emprego e renda e implantação de tecnologias digitais e ambientais, preparando a cidade para programas em busca de recursos estaduais e federais para investimento na região, entre outras oportunidades.

As reuniões ocorreram nos dias 14 e 15 de maio, quando foram explicados os objetivos do projeto, custos e formas de buscar recursos. Os prefeitos e vereadores presentes às reuniões assinaram uma “carta de intenção” para apoio à continuidade da iniciativa e para a busca de recursos necessários para os investimentos sem gerar despesas aos municípios.

“No momento são apenas propostas com a visão de um futuro sócio-ambiental mais adequada que podem gerar bons resultados para todos”, disse Maguila. “O que vai depender de muito trabalho, mudança de alguns conceitos para a inovação e apoio dos governos estadual e federal”, completou o presidente da Câmara ferreirense.

Por sugestão do prefeito de Descalvado, Luís Antônio Panone, estará sendo discutida entre os prefeitos e vereadores da região, a criação de um Conselho de Desenvolvimento Regional Sustentável como órgão de representatividade institucional, através de leis municipais a serem aprovadas pelas Câmaras Municipais dos municípios que assinarem a carta de intenções para compor o projeto Terra-Paulista – A Mogiana.