29/11/2010
Cartilha Didática busca aproximar a Câmara do público estudantil

Iniciativa também comemora os 150 anos de Santa Rita do Passa Quatro

Aproximar a população mais jovem do cotidiano político da cidade, promover o civismo e a cidadania por meio da informação. Com esses objetivos, a Câmara Municipal de Santa Rita do Passa Quatro está preparando uma cartilha didática para ser distribuída aos estudantes do município.

Intitulada “Nossa Câmara”, a cartilha é uma iniciativa da Mesa Diretora da Casa, e está sendo desenvolvida pela Assessoria de Imprensa, com apoio da Diretoria Geral e Procuradoria Jurídica.

Com linguagem simples e direta, apropriada ao público destinado, a cartilha terá informações cívicas, como símbolos nacionais, estaduais e municipais; históricas, sobre a origem da cidade e da própria Câmara, dicas de cidadania, além de toda informação de como funciona o processo legislativo municipal, a função dos vereadores, entre outros.

O Projeto de Decreto Legislativo nº 008/10, de autoria da Mesa Diretora da Câmara, que dispõe sobre a elaboração da cartilha, já está tramitando no Legislativo. A matéria constrou no expediente da 20ª Sessão, no último dia 16, e deverá ser votada no próximo dia 6 de dezembro, na 21ª Ordinária.

Sesquicentenário
A Cartilha Legislativa é mais uma iniciativa da Câmara para comemorar os 150 anos de Santa Rita do Passa Quatro. A iniciativa soma-se a outros trabalhos já realizados com objetivo de aproximação da população ao Poder Legislativo Municipal. Desde o início da atual Legislatura, a Câmara já promoveu projetos como “Concurso Cultural Zequinha de Abreu”, com a participação de estudantes na criação de um slogan para a Câmara; programa “Câmara Itinerante”, que levou os vereadores aos bairros da cidade; programa “Câmara Jovem”, que elegeu os Vereadores Mirins, entre os estudantes do município; além de ações como atualização freqüente do seu site, transmissão ao vivo das sessões pela internet e rádio, divulgação de todos os trabalhos do Legislativo por meio da imprensa local, entre outros.

A população também foi convidada a participar de decisões importantes tomada pelos vereadores, como elaboração das emendas da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), LOA (Lei Orçamentária Anual) e LOM (Lei Orgânica do Município), por meio de audiências públicas, além das reuniões da Câmara Itinerante.

A população também foi convidada a colaborar com o programa “Busca pela História da Câmara”, que visa resgatar informações sobre o passado do Legislativo Municipal.

.