20/03/2009
4ª Sessão Ordinária: Na tribuna, saúde foi o principal tema da noite

A tribuna da Câmara Municipal é o espaço onde o vereador pode se manifestar durante as sessões. De acordo com o Regimento Interno do Legislativo, cada parlamentar tem 10 minutos para fazer suas considerações. Cinco, dos nove vereadores, utilizaram a tribuna na quarta sessão ordinária da Câmara, realizada na última segunda-feira, dia 16.

O primeiro foi o vereador Luis Roberto Daldegan Broglio (PMDB), que destacou a correspondência que recebeu do Conselho Regional de Odontologia (CRO), encaminhando Lei Municipal aprovada pelo Prefeito da cidade São Paulo, Gilberto Kassab, dando isenção de ISSQN (Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza) aos profissionais liberais e autônomos e que o material foi entregue ao Presidente da Casa que já está estudando a matéria para ser encaminhada ao Chefe do Executivo local como sugestão para ser adotada. Beto Broglio também justificou sua indicação de redução do período de realização do Festival de Tradições Italianas, no sentido de colaborar com os comerciantes que não participam da festa e se sentem prejudicados com a queda do movimento durante o evento. Finalizando, o vereador destacou o nome do santarritense Dr. Fernando Ferreira Costa, que está sendo indicado para assumir a reitoria da Unicamp.

Edson da Silva Mezencio (PDT), o segundo vereador a se manifestar na tribuna, falou do início dos trabalhos de limpeza do Jardim Planalto e reforçou sobre sua indicação pedindo solução para o problema de falta d’água no mesmo bairro, atendendo a um abaixo-assinado dos seus moradores.

A saúde foi o principal tema do vereador João Roberto Alves dos Santos Júnior (PSDB) em seu pronunciamento. O parlamentar, que também é médico, reforçou a necessidade de informatização do sistema de atendimento ao público e fez várias críticas ao setor. João Roberto considerou como “desrespeito” a resposta do Executivo a uma indicação sua para contratação de médico urologista para atendimento na rede municipal, que segundo o departamento de Saúde “não há demanda reprimida” para isso. O vereador enfatizou também quanto aos problemas decorrentes do fechamento da farmácia em Santa Cruz da Estrela e do não funcionamento da farmácia do Centro de Saúde nos finais de semana. Ainda na área de saúde, foi citada a paralisação, já por três semanas, da realização de exames de ultrassonografia, sob alegação de que o aparelho está quebrado. E o vereador refere que irá formalizar pedido de informações sobre o assunto. Ele ainda abordou assuntos como a festa italiana e o problema da falta de limpeza pública nos bairros.

O segundo secretário, vereador Paulo Cesar Missiato, fez o pronunciamento mais longo da noite, com mais críticas ao setor de saúde, principalmente no atendimento no postinho e da farmácia no distrito da Estrela. “Estão brincando com a saúde”, afirmou. A aparente falta de retorno às indicações da Câmara também foi citada pelo vereador do PPS, que também mencionou a queda da arrecadação dos municípios, fazendo alusão a contratações feitas pela prefeitura. O vereador voltou a enfatizar o movimento contrário à instalação da nova unidade do Sesi no Jardim Itália. Com indignação, Paulinho Missiato leu trechos de uma carta, sobre o assunto, que foi enviada à imprensa – mas não publicada, pois a assinatura e RG seriam falsos – na qual o autor faz críticas a sua atuação e ataca também seus familiares.

O último pronunciamento na tribuna da noite foi do presidente da Casa, Marcelo Simão (PPS) que citou a reunião realizada com a prefeitura na semana passada. Para o vereador, uma espécie de “inércia” não deixa o Executivo agir e o Legislativo tem que “implorar” ou até “brigar” para que os pedidos sejam atendidos. Ainda sobre a reunião, Marcelo fez duras críticas a direção do Departamento Municipal de Saúde, pelo não envio de planejamento solicitado pela Câmara, que segundo o DMS, depende do envio de um documento da DIR de Ribeirão Preto, fato contestado pelo vereador, que voltou a cobrar a permanência de uma ambulância de plantão na Estrela. Uma denúncia anônima, de supostas irregularidades em obra na Escola Madre Carmelita, também foi citada na tribuna pelo presidente da Câmara, que também falou sobre a festa italiana, reiterou o pedido de apuração da situação da AEUS, justificou suas indicações relacionadas à Santa Rita Prev e da importância da elaboração de um projeto de lei para a entrega de cestas básicas também aos servidores inativos, e mais uma vez cobrou a indicação da liderança do prefeito no Legislativo.

Lideranças
Os vereadores João Roberto Alves dos Santos Junior e Norminha foram indicados para a lideranças de seus respectivos partidos, PSDB e PTB, na Câmara. Porém, a Câmara ainda não recebeu do prefeito a indicação de seu líder político para esta legislatura.

A sessão da última segunda-feira terminou por volta das 21h45 e o próximo encontro acontece no dia 6 de março. Abertas ao público, as sessões ordinárias da Câmara acontecem sempre na primeira e terceira segundas-feiras do mês.