Notícia da Câmara |
07/01/2025 Reunião sobre a situação da Dengue no município No último dia 06 de janeiro, foi realizada uma reunião na Câmara Municipal de Santa Rita do Passa Quatro, para discutir a situação da dengue no município. O encontro reuniu os vereadores e representantes do Poder Executivo com o objetivo de debater as medidas que já estão sendo tomadas para combater a doença e planejar novas estratégias para os próximos dias, visando conscientizar a população sobre a gravidade da dengue, uma doença que pode ser fatal.
O presidente da Câmara, Gilberto Bentlin Junior – Verdun, conduziu a sessão, que contou com a presença do vice-presidente, Dr. Fabio Gusman e dos vereadores Renata Barioni, Kleber Borotto, Peron do Escritório, Amadeu Lourenço, Everton Silva. Representando o Poder Executivo, participaram o prefeito Marcelo Simão, a vice-prefeita Ariana Jamus Pupo, chefe de gabinete Ronaldo Barioni, além dos diretores dos departamentos de Saúde, Meio Ambiente e do Departamento de Serviços Municipais.
Durante a reunião, foi decidido intensificar as ações de combate à dengue, incluindo:
• Realização de mutirões nos bairros para eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti;
• Divulgação recorrente de boletins com informações atualizadas sobre os casos de dengue no município;
• Reforço na fiscalização de residências cujos proprietários não permitem a entrada das equipes de vigilância para verificação e orientação sobre criadouros do mosquito.
Outra medida destacada foi a divulgação de um fluxograma de atendimento específico, já implementado, para pacientes com suspeita de dengue nos postos de saúde, unidades de pronto atendimento e santa casa. A iniciativa tem como objetivo otimizar o atendimento e garantir agilidade nos casos suspeitos.
Ainda, a Lei Nº 2.964, DE 23 DE MARÇO DE 2011, que Dispõe sobre a prevenção e o controle da transmissão e a atenção básica à saúde nos casos de dengue no Município de Santa Rita do Passa Quatro, em seu artigo 19 estabelece as seguintes obrigações aos munícipes no combate à dengue. Incluindo, entre outras responsabilidades, a permissão de entrada em casas e domicílios, sob pena de sujeição as cominações legais como advertência; multa; apreensão; inutilização e até; interdição dos imóveis. Aos entes públicos e a população em geral, cabe, de forma conjunta combater o mosquito da dengue.
Ao final da reunião, foi reforçada a importância do engajamento de toda a população no combate à dengue, enfatizando que a colaboração de cada cidadão é essencial para prevenir a proliferação do mosquito transmissor. |
|